Friday 24 April 2009

Inhotim
















Nunca fui. Visitei o site e vi umas coisas do tipo "isso é aqui!?". Já vira imagens da Galeria Adriana Varejão, mas não sabia o nome e realmente não pensei que fosse aqui, nem em Belo Horizonte, nem no Brasil. Acho um máximo aquele bloco que tem como acesso uma ponte em cima do espelho de água. Pelas fotos, aquelas graminhas verdes dão uma idéia power bucólica. Quase consigo imaginar coelhos a saltitar por ali.
Para falar a verdade, ao olhar as outras galerias, não gostei muito da aparência de nenhuma. Fiquei mais impressionado com o paisagismo. É muito campo nórdico na primavera, com exceção às palmeiras e árvores tropicais (ainda me mudo para a Suécia ou Noruega).

Quanto às obras, "A Mudança", de Marepe, é bem interessante. Chamou-me a atenção por ser de madeira. Uma caminhonete de madeira, com aqueles móveis todos de madeira. 'A transitoriedade da condição humana.' Não entendi o que ele quis dizer com isso, pois há muito de transitório na condição humana. Ele falou só dos móveis!? Da economia!? E quanto ao resto? Ao sentimento, aparência, estilo, maturidade, mudança de opinião!? Podem estar implícitos ali, mas pelo texto e imagem, não consegui ver muito bem.
A "Boxhead", Paul McCarthy, apesar de não tê-la entendido, parece interessante. Não há descrições. Existem tubos em algumas das laterais do cubo (seria para olhar dentro ou sei lá!? Afinal, Boxhead nos dá alguma interpretação).
O "Barroco" é um tanto quanto perturbador. Não enxerguei muito bem, mas parece que há algué ali no meio se contorcendo, naquele lugar escuro, sombrio...


É isso.

No comments:

Post a Comment