Wednesday 8 April 2009

Visita ao MAO


Por indicação do Cabral e pelo aviso no Jornal do Ônibus (falso/incompleto, por sinal, pois está escrito "Entrada gratuita aos sábados e quartas" e tive que pagar R$2,00 lá), fui ao MAO (Museu de Artes e Ofícios).

Fiquei umas três horas lá dentro, a ver tudo o que tinha: os escritos, imagens, fotos, mapas, objetos, arquitetura, etc. e uma exposição temporária.

Foi muito interessante saber que nossas carrancas são únicas em estilo e representação, os objetos usados antigamente, as vestimentas, armas, intrumentos de desenho e navegação, ourivesaria, energia, entre outras coisas que o museu tinha a mostrar.

Lembrei-me do Adalberto ao ver uma viga terrivelmente deformada no segundo andar da seção 'B', da Luciana com os frisos, capitéis, volutas, frontões e tipos de coluna (sim, eu estudei as colunas de lá... a maioria é falsa, mas...). E vi, pela primeira vez, que a Estãção, a Praça e a Avenida (acho que Santos Dumont) estão perfeitamente alinhadas e dá pra ver a linha do horizonte céu/asfalto lá no fundo, completamente sem edificações visíveis.

Bom... a exposição temporária parecia uma sala de cirurgia. Tive que colocar um pano no tênis para não sujar (o chão era branco). Era uma exposição de desenhos bem livres, mas muito livres mesmo e sem nexo. E havia frases soltas sobre desenho. Foi muito interessante... fiquei uns 30 minutos lá... realmente viajei nas imagens.


É isso.

No comments:

Post a Comment